A Medicina da Dor é uma área de atuação médica que irá tratar o sintoma mais clássico de doenças e lesões, visando o alívio da dor e a melhora da qualidade de vida. O que antes era visto apenas como consequência de uma doença, hoje é analisado como algo que pode ser tratado de maneira específica, começando pelo diagnóstico correto.
Para achar a causa do problema, o médico da dor irá analisar exames laboratoriais, de imagem, além de estudar o histórico do paciente e qualquer detalhe que julgar importante, podendo dessa maneira reduzir e controlar a dor. A partir do diagnóstico, ele definirá, em conjunto com o paciente, qual o tratamento adequado para cada caso.
O objetivo é tentar resolver a causa do problema, e isso é feito com a orientação de uma equipe multidisciplinar composta de profissionais como neurologista, neurocirurgião, reumatologista, ortopedista, psiquiatra, psicológo, fisioterapeuta, nutricionista, entre outros.
Uma das opções de tratamento para a dor crônica é a neurocirurgia funcional (inserir hiperlink para post de neurocirurgia funcional), por meio de neuromodulação. Os neuroestimuladores impedem que os sinais de dor cheguem ao cérebro, fazendo com que o paciente sinta melhora dos sintomas.