A rizotomia é um procedimento minimamente invasivo que tem como objetivo tratar a dor crônica nas costas que não responde a outros tipos de tratamento. É realizado através da destruição dos nervos que transmitem a dor nas articulações facetárias da coluna vertebral.
Como a rizotomia funciona?
O objetivo da rizotomia é reduzir ou eliminar a dor crônica nas costas. O procedimento envolve a inserção de uma agulha fina na área afetada da coluna vertebral, que é guiada por meio de um exame de imagem. Uma vez que a agulha esteja no lugar correto, o médico injeta uma solução anestésica local para entorpecer a área. Em seguida, ele ou ela usa um eletrodo para aquecer a ponta da agulha, que é posicionada perto dos nervos responsáveis pela dor. Isso causa a destruição do nervo, interrompendo a transmissão de sinais de dor para o cérebro.
Quem pode se beneficiar da rizotomia?
Essa forma de tratamento costuma ser recomendada para pacientes com dor crônica nas costas que não responderam a outros tratamentos, como terapia física, medicamentos e injeções de cortisona. É mais comumente realizada em pacientes com dor facetária, que é causada por danos nas articulações facetárias da coluna vertebral. A rizotomia pode proporcionar alívio significativo da dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O que esperar após o procedimento?
Após a rizotomia, os pacientes podem sentir algum desconforto, mas isso geralmente é temporário e pode ser tratado com analgésicos comuns. Em alguns casos, pode ser necessário usar uma cinta para ajudar a proteger a área afetada da coluna vertebral. A maioria dos pacientes pode retomar as atividades normais no dia seguinte ao procedimento.
Perguntas frequentes
- A rizotomia é dolorosa?
Embora os pacientes possam sentir algum desconforto durante e após o procedimento, geralmente é bem tolerada e os efeitos colaterais são temporários. - É um procedimento permanente?
A rizotomia não é permanente, mas pode proporcionar alívio significativo da dor por meses ou até anos. Em alguns casos, pode ser necessário repetir o procedimento se a dor voltar. - Qual é a diferença entre rizotomia facetária e rizotomia por radiofrequência?
A rizotomia facetária envolve a remoção de nervos responsáveis por transmitir dor das articulações facetárias na coluna vertebral, enquanto a rizotomia por radiofrequência envolve o uso de calor para destruir as fibras nervosas responsáveis pela dor.