Um tumor é caracterizado pelo crescimento anormal de um tecido do corpo humano. No caso de um tumor cerebral, há o desenvolvimento de células anormais seja nas meninges, na medula espinhal ou no cérebro. Muitas pessoas associam o nome tumor a algo sempre maligno, porém alguns podem ser benignos e precisar apenas de acompanhamento médico. Já no caso de um tumor maligno, é preciso análise assertiva para o tratamento correto.
Normalmente, um tumor cerebral não causa metástase, ou seja, não atinge outras estruturas do corpo, porém ele pode ser originário, justamente, de uma metástase causada por um câncer como o de mama, pulmão, pele, dentre outros.
Alguns dos principais sintomas associados a um tumor intracraniano são:
- Dor de cabeça intensa e progressivamente pior com o passar das semanas ou meses;
- Visão embaçada;
- Convulsões;
- Náuseas e vômitos;
- Falta de equilíbrio.
O tratamento para um tumor cerebral é feito após a análise de características como tamanho, tipo, grau do tumor e se ele atingiu outras partes do sistema nervoso central. Algumas das opções são: quimioterapia, terapia alvo, radioterapia, cirurgia e terapia de suporte. Assim que um paciente é diagnosticado com tumor intracraniano, o mesmo deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais como neurocirurgião, neurologista, oncologista, fisioterapeuta, entre outros.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para orientação e avaliação detalhada.